Uma formação muito completa concebida para que o aluno adquira de uma forma muito prática todos os conhecimentos e competências de um Auxiliar de Veterinária. Após a formação, estarão preparados para ajudar a equipa veterinária em todos os serviços de qualquer hospital ou clínica veterinária.
A formação está estruturada em três partes que se realizam em simultâneo: aulas teóricas, uma parte teórica da formação que se realiza num Campus Virtual, e uma formação prática de 500h, participando ativamente no dia a dia do Hospital e sendo formado pela equipa de profissionais que aí trabalham, rodando entre as diferentes funções que compõem o trabalho do Auxiliar de Veterinária.
Pessoas com mais de 18 anos, com muito amor pelos animais e com vocação para trabalhar num centro veterinário, sem necessidade de formação prévia.
Também se destina a Auxiliares de Veterinária que já trabalhem na área, que queiram completar e atualizar os seus conhecimentos.
Este curso fornece ao aluno todos os conhecimentos necessários para poder trabalhar num hospital ou clínica veterinária. No final do curso o aluno será capaz de:
OPORTUNIDADES DE CARREIRA
Os cuidados veterinários são um domínio de trabalho em constante expansão. O nosso curso permite-lhe exercer como:
Presencial
960 horas incluindo 500 horas práticas
2 dias/semana de formação teórica
Estágios em horários rotativos
Um ano letivo
No Hospital Veterinário, decorrem as aulas teóricas em sala de aula, durante todo o ano letivo.
O aluno assiste dois dias por semana a aulas presenciais lecionadas por Médicos Veterinários e Enfermeiros especialistas.
A metodologia de formação inclui o reforço dos aspetos teóricos e a consolidação dos aspetos práticos, contando com a vasta experiência profissional e pedagógica da equipa.
Paralelamente à formação teórica, cada estudante completa um ciclo de 500 horas de formação prática no hospital (aproximadamente 6-9 meses).
Ao participar no trabalho quotidiano do centro, o estudante adquire conhecimentos sobre as técnicas e os processos inerentes ao trabalho de um Auxiliar de Veterinária. A assistência no consultório, no bloco operatório, no laboratório, no diagnóstico por imagem, ou no internamento, são funções que o aluno aprende e desenvolve ao longo do estágio. Tudo isto, sempre com o apoio e sob a supervisão do pessoal do hospital.
Os alunos trabalharão em turnos rotativos de segunda a sexta-feira, a tempo parcial, incluindo alguns sábados e, ocasionalmente, turnos noturnos. Isto permitir-lhes-á enriquecer a sua experiência, atendendo à máxima variedade de casos clínicos e realizando todas as tarefas que um Auxiliar de Veterinária normalmente realiza, uma experiência que é muito valorizada na procura de emprego.
Durante o estágio, o estudante veste o uniforme de trabalho e está coberto por uma apólice de seguro.
No final do estágio, o aluno deve preencher um relatório de estágio.
Conheça os 16 Centros de ensino disponiveis:
1. AniCura Alma Veterinária Hospital Veterinário (no Cacém)
2. AniCura Santa Marinha Hospital Veterinário (em Vila Nova de Gaia)
3. AniCura Aveiro Hospital Veterinário (em Aveiro)
4. Hospital Veterinário Bom Jesus (em Braga)
5. Hospital Veterinário da Madeira Vetmedis (na Madeira)
6. Coimbra Pet Hospital (em Coimbra)
7. Hospital Referencia Veterinária Montenegro (no Porto)
8. Hospital Veterinário de Guimarães (em Guimarães)
9. AniCura Atlântico Hospital Veterinário (em Mafra)
10. Animalia Hospital Veterinário Baixo Alentejo (em Beja)
11. Animalvet Hospital Veterinário (na Guarda)
12. Vetoeiras (em Oeiras)
13. Inemvet (em Olhão)
14. Hospital Veterinário de Trás-Os-Montes (em Vila Real)
15. Hospital Veterinário Viseu (em Viseu)
16. Evidensia Guimarães Hospital Veterinário (em Guimarães)
Todos os conteúdos do curso teórico estão alojados num campus virtual, online, a partir do qual se realizam as diferentes atividades que compõem o curso. É a plataforma de ensino utilizada nas melhores universidades, intuitiva e de fácil acesso a partir de qualquer lugar com ligação à Internet. A aplicação (app) da plataforma otimiza a navegação por telemóvel ou tablet.
Os alunos definem o seu próprio ritmo de aprendizagem. Estruturada em sete módulos, a formação teórica inclui o estudo do material do curso, a resolução de casos práticos, testes de autoavaliação e um exame final de módulo.
Este curso oferece ao estudante um mundo apaixonante de conhecimentos necessários para poder trabalhar num centro veterinário. O curso está estruturado em 7 módulos, que são as 7 facetas que um Auxiliar de Veterinária deve dominar:
1. Operações de atendimento ao cliente e gestão em centros veterinários
Atender e aconselhar corretamente o cliente. Conhecer os serviços, bem como os produtos comercializados na clínica. Aprender a gerir o programa informático do centro para procurar um historial clínico, realizar a gestão de agendas, inserir lembretes de vacinas e de desparasitações, marcação de consultas e efetuar pagamentos. Verificar e repor o stock de produtos veterinários. Familiarizar-se com os documentos legais como o microchip, o passaporte e o boletim sanitário.
2. O paciente
Conhecer a anatomia e a fisiologia dos diferentes sistemas e aparelhos. Estudar o comportamento normal do cão e do gato e perceber a sua linguagem e problemas comportamentais. Aprender as técnicas de exame físico. Reconhecer os fármacos que se utilizam na clínica e identificar a sua ação terapêutica. Saber identificar as várias formulações farmacêuticas, vias de administração e cálculo de doses. Conhecer os protocolos de vacinação e os princípios básicos de nutrição, bem como as necessidades específicas de acordo com a espécie, idade e fase de vida em que o animal se encontra, juntamente com as perturbações alimentares mais comuns.
3. A consulta veterinária
Identificar o material indispensável para uma consulta. Saber realizar um bom exame físico ao paciente (auscultação cardíaca, observação das mucosas, medição da temperatura corporal, palpação dos gânglios linfáticos, estado de hidratação, pulso, etc.). Conhecer os métodos de contenção e saber realizar uma boa imobilização do animal. Saber reagir perante uma situação de emergência e ser capaz de prestar corretamente os primeiros socorros. Conhecer o protocolo e os métodos de eutanásia para poder ajudar o animal e o detentor nesta situação que é tão difícil para todos.
4. Recolha e análise de amostras biológicas
Saber recolher as várias amostras, como sangue, urina ou pelos, para, posteriormente, proceder à análise no laboratório. Saber utilizar e manter o equipamento do laboratório. Aprender a realizar análises de sangue, urina, testes rápidos, entre outros, e a preparar a amostra para posterior visualização ao microscópio.
5. O bloco operatório do centro veterinário
Desempenhar funções de apoio no bloco operatório. Tratar feridas e queimaduras. Conhecer os protocolos de assepsia e desinfeção do paciente, do material cirúrgico e do equipamento do bloco operatório. Preparar o paciente para uma cirurgia e esterilizar o material cirúrgico. Saber como agir perante uma complicação anestésica ou cirúrgica.
6. Procedimentos imagiológicos para diagnóstico em Medicina Veterinária
Aprender a posicionar corretamente e a preparar o paciente para obter uma boa imagem radiográfica e ecográfica. Identificar estruturas básicas numa radiografia. Ajudar a realizar uma endoscopia.
7. Hospitalização de animais
Gerir o paciente ao nível dos cuidados intensivos. Saber utilizar os equipamentos de infusão e as técnicas básicas de urgências. Administrar, aos animais admitidos, a medicação e a alimentação por diferentes vias. Saber colocar um cateter e uma sonda. Preencher e saber interpretar a ficha clínica de cada paciente. Compreender as necessidades individuais de cada paciente e assegurar uma estadia agradável na clínica.
O nosso aluno estará perfeitamente preparado para poder trabalhar em qualquer centro veterinário com conhecimentos de alta qualidade e orientado para as necessidades reais do centro veterinário.
Tem dúvidas sobre o curso? Quer saber qual a modalidade ideal para si? Preencha o formulário abaixo e receba informações personalizadas directamente no seu email ou telefone.