Este curso permite-lhe adquirir os conhecimentos e as competências necessárias para prestar assistência ao Médico Veterinário em todos os departamentos de um centro veterinário.
Conscientes de que a prática é a chave para a formação de um bom Auxiliar de Veterinária, a maior parte das horas letivas são realizadas em clínicas e hospitais veterinários de prestígio selecionados pela VETFORMACIÓN. Também oferecemos a possibilidade de realizar o estágio prático em centros veterinários propostos pelo estudante.
Pessoas com mais de 18 anos, com muito amor pelos animais e com vocação para trabalhar num centro veterinário, sem necessidade de formação prévia.
Também se destina a Auxiliares de Veterinária que já trabalhem na área, que queiram completar e atualizar os seus conhecimentos.
Este curso fornece ao aluno todos os conhecimentos necessários para poder trabalhar num hospital ou clínica veterinária. No final do curso o aluno será capaz de:
OPORTUNIDADES DE CARREIRA
Os cuidados veterinários são um domínio de trabalho em constante expansão. O nosso curso permite-lhe exercer como:
Semi-Presencial
660 horas
360h formação teórica
300h formação prática
8 a 10 meses (formação prática incluída)
Este curso fornece ao aluno todos os conhecimentos necessários para poder trabalhar num hospital ou clínica veterinária. No final do curso o aluno será capaz de:
Os cuidados veterinários são um domínio de trabalho em constante expansão. O nosso curso permite-lhe exercer como:
Este curso oferece ao estudante um mundo apaixonante de conhecimentos necessários para poder trabalhar num centro veterinário. O curso está estruturado em 7 módulos, que são as 7 facetas que um Auxiliar de Veterinária deve dominar:
1. Operações de atendimento ao cliente e gestão em centros veterinários
Atender e aconselhar corretamente o cliente. Conhecer os serviços, bem como os produtos comercializados na clínica. Aprender a gerir o programa informático do centro para procurar um historial clínico, realizar a gestão de agendas, inserir lembretes de vacinas e de desparasitações, marcação de consultas e efetuar pagamentos. Verificar e repor o stock de produtos veterinários. Familiarizar-se com os documentos legais como o microchip, o passaporte e o boletim sanitário.
2. O paciente
Conhecer a anatomia e a fisiologia dos diferentes sistemas e aparelhos. Estudar o comportamento normal do cão e do gato e perceber a sua linguagem e problemas comportamentais. Aprender as técnicas de exame físico. Reconhecer os fármacos que se utilizam na clínica e identificar a sua ação terapêutica. Saber identificar as várias formulações farmacêuticas, vias de administração e cálculo de doses. Conhecer os protocolos de vacinação e os princípios básicos de nutrição, bem como as necessidades específicas de acordo com a espécie, idade e fase de vida em que o animal se encontra, juntamente com as perturbações alimentares mais comuns.
3. A consulta veterinária
Identificar o material indispensável para uma consulta. Saber realizar um bom exame físico ao paciente (auscultação cardíaca, observação das mucosas, medição da temperatura corporal, palpação dos gânglios linfáticos, estado de hidratação, pulso, etc.). Conhecer os métodos de contenção e saber realizar uma boa imobilização do animal. Saber reagir perante uma situação de emergência e ser capaz de prestar corretamente os primeiros socorros. Conhecer o protocolo e os métodos de eutanásia para poder ajudar o animal e o detentor nesta situação que é tão difícil para todos.
4. Recolha e análise de amostras biológicas
Saber recolher as várias amostras, como sangue, urina ou pelos, para, posteriormente, proceder à análise no laboratório. Saber utilizar e manter o equipamento do laboratório. Aprender a realizar análises de sangue, urina, testes rápidos, entre outros, e a preparar a amostra para posterior visualização ao microscópio.
5. O bloco operatório do centro veterinário
Desempenhar funções de apoio no bloco operatório. Tratar feridas e queimaduras. Conhecer os protocolos de assepsia e desinfeção do paciente, do material cirúrgico e do equipamento do bloco operatório. Preparar o paciente para uma cirurgia e esterilizar o material cirúrgico. Saber como agir perante uma complicação anestésica ou cirúrgica.
6. Procedimentos imagiológicos para diagnóstico em Medicina Veterinária
Aprender a posicionar corretamente e a preparar o paciente para obter uma boa imagem radiográfica e ecográfica. Identificar estruturas básicas numa radiografia. Ajudar a realizar uma endoscopia.
7. Hospitalização de animais
Gerir o paciente ao nível dos cuidados intensivos. Saber utilizar os equipamentos de infusão e as técnicas básicas de urgências. Administrar, aos animais admitidos, a medicação e a alimentação por diferentes vias. Saber colocar um cateter e uma sonda. Preencher e saber interpretar a ficha clínica de cada paciente. Compreender as necessidades individuais de cada paciente e assegurar uma estadia agradável na clínica.
O nosso aluno estará perfeitamente preparado para poder trabalhar em qualquer centro veterinário com conhecimentos de alta qualidade e orientado para as necessidades reais do centro veterinário.
A formação é composta por duas partes principais: teoria e prática.
Tem dúvidas sobre o curso? Quer saber qual a modalidade ideal para si? Preencha o formulário abaixo e receba informações personalizadas directamente no seu email ou telefone.